Quem Somos? Colégio
O que queremos? Mais, Mais, Mais

 
Somos uma associação onde é possível jogar futsal, voleibol, xadrez, … mas não somos só isso.
Somos um grupo de alunos interessados no desporto e em crescer no desporto, e essa até parece uma boa definição, mas é deveras pequena.
Também somos um grupo de amigos, mas isso também não chega para nos definir.
Quem somos nós afinal?
Somos alguém com vontade, que acredita na bondade, que teima em manter na moda o respeito e a boa educação, que tem gosto pelo trabalho de equipa, para quem faz sentido o espírito de sacrifício e o respeito pelo outro, colega ou adversário. Somos crianças e jovens, rapazes e raparigas, que gostam de passar tempo juntos e que se divertem a aprender. Tentamos ser atentos aos outros, abertos a todos, exercitamos a aceitação e a integração de quem é diferente. Vestimos de azul e de azul somos todos iguais. Somos postos à prova todos os dias, ora nos nossos talentos, ora nos nossos limites. E crescemos por isso. Sentimo-nos uma família, não mais uma para além da que temos, mas uma continuação de cada uma das nossas… por isso, os irmãos de uns são conhecidos de todos, os pais de uns ajudam todos, os avós de uns apoiam a todos!
Somos de um Colégio da Companhia de Jesus e é isso!
 
 
Mais, mais, mais? Mas mais o quê?
Se queremos mais vitórias? Queremos, mas não somos só jogos, competições, taças e torneios. Não é isso!
Se queremos ser melhores jogadores? Queremos, mas sem um ego maior que nós ou com falta de respeito pelo valor dos outros, quer sejam colegas ou adversários.
Se queremos ser aplaudidos e ter sucesso? Queremos, mas o nosso esforço diário não tem isso como pano de fundo ou como ambição maior.
Se queremos mais golos ou mais pontos? Queremos, e trabalhamos a cada treino para os conseguirmos de forma mais eficaz. Mas é mais importante que eles surjam do resultado do nosso esforço e trabalho diários. E não gostamos deles de qualquer maneira! Só dos que resultam de situações justas, sérias e bem construídas.
E, se fosse só isto, já seria um grande desafio! Mas é ainda mais o que nós queremos!
Este “Mais, mais, mais!” não é nosso. É de S. Francisco Xavier. Nós queremos é ser um bocadinho à medida dele. E a medida dele não era a medida normal do homem comum. A medida dele é de entrega de vida. De sacrifício. De reconhecimento de um Amor maior que transforma e que, por isso se tem de mostrar a todos. E ele mostrou. Converteu e batizou milhares de pessoas, viajou quilómetros de todas as maneiras e feitios. E viveu no séc. XVI, não tinha jactos, aviões, nem internet. Tinha um coração maior que ele, onde Alguém lhe pedia: “mais, mais, mais” incessantemente. Não um mais que fale bem de mim, mas um mais que nos eleve a todos, que nos faça crentes do nosso potencial de bem, que nos faça tocar a Deus e passear com Ele pela mão.

Órgãos Sociais

Direção

Presidente: Paulo Cardoso

Secretário: João Quintela

Vogal: P. Carlos Carvalho, SJ

Assembleia Geral

Presidente: P. Carlos Carneiro, SJ

Secretário: Sílvia Lobo

Secretário: Carlos Fernandes

Conselho Fiscal

Presidente: Nelson Vergas

Secretário: Paulo Silva

Vogal: Carlos Pinto